Blog do Namour Filho

Entrevista com a estilista Lourdinha Noyama
15/01/2015
Trarei a vocês a partir desta semana entrevistas com parceiros e profissionais na área de eventos sociais, principalmente casamentos. Meu critério de escolha se dará principalmente na admiração e reconhecimento do mercado pelo trabalho realizado.
Vamos começar está coluna com as queridas Lourdinha e Estela Toyama, estilistas pernambucanas admiradas pelo mercado, que transitam muito bem tanto no metier de casamentos quando no de moda.
Entrevista
Conte um pouco sobre a história da marca Lourdinha Noyama.
Tive contato desde criança com a alta costura, pois meu pai era alfaiate por prazer, pois ele era engenheiro também.
Desde cedo ele viu meu interesse pelo que ele fazia, então comprou todos os equipamentos para montar um atelier em nossa casa. Tecidos, máquinas, etc.
Mas ele faleceu muito cedo e ela comecei a trabalhar desde então em um atelier em Recife, no qual tive minha formação e crescimento profissional até me casar.
Depois de uns anos de casada montei meu próprio negócio, uma boutique com confecção própria. Com o tempo essa boutique se transformou em alta costura e consequentemente teve seu foco voltado para noivas, pois é a área que demanda mais vestidos sob medida.
Como você vê o mercado de casamentos para um atelier sob medida?
O mercado tem mudado muito.
Antigamente algumas clientes faziam praticamente um vestido por mês. Hoje, apesar de democratizado o consumo da alta costura, as pessoas fazem vestidos para ocasiões muito especiais.
Muitas noivas passaram a alguns anos a comprar seus vestidos prontos e fora do Brasil, mas com as mudanças cambiais e de dificuldades de alfândega, além da questão da qualidade e assistência elas estão voltando ao sob medida.
Creio que haverá uma nova tendência do atelier, em que as noivas buscarão segmentação.
O desafio hoje é a segmentação com extrema qualidade, a perfeição.
Como você define Estilo?
Todo mundo tem um potencial. E o estilo ajuda a pessoa a encontrar o 100% de seu potencial. O estilo ajuda a favorecer o corpo, a personalidade. Uma pessoa com estilo tem os seus potenciais muito melhor aproveitados. Estilo é o encontro do seu caminho, do que lhe faz bem e lhe valoriza.
Qual é a importância da fotografia no seu trabalho?
Fotografia tem tudo a ver com o estilo. Ela comunica para a noiva a sua história. Ela valoriza o meu trabalho e contribui para que tudo seja devidamente harmonizado. A fotografia tem o papel de mostrar para a noiva o resultado de todo um trabalho bem feito de vestido, cabelo, maquiagem. Ela tem um papel muito importante neste ciclo.
Qual é a sua principal dica para as noivas?
A minha principal dica é a adequação. A noiva deve escolher uma pessoa que enxergue quem ela é, qual a sua personalidade, qual é o seu sonho. Não simplesmente uma loja ou alguém que apenas ofereça um vestido. Ela deve buscar quem enxergue o diferencial dentro de um estilo. Deve procurar quem personalize o trabalho em cima de cada noiva. Está é a minha dica principal.